Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele na Infância

resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele

Existem duas formas de correção dessa malformação fetal: antes e após o nascimento. Graças aos estudos realizados comparando a cirurgia intrauterina com a cirurgia pós-natal, cientificamente já estão comprovados os resultados superiores da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele

Mielomeningocele atinge principalmente a coluna do feto, expondo as meninges e a medula no líquido amniótico. Dessa forma, entre as consequências, o feto pode apresentar dificuldades de movimentação dos membros inferiores e do controle urinário. Além de acúmulo de líquido no cérebro, chamado de Hidrocefalia.

Agora, saiba mais sobre as pesquisas:

Management of Myelomeningocele Study (MOMS) 

Em 2011 médicos pesquisadores realizaram um estudo realizado, conhecido como MOMS, onse analisaram e compararam, randomicamente, os resultados da Cirurgia de Mielomeningocele antes e após o nascimento.

No estudo eles observaram também questões neuropsicológicas e físicas, além das questões técnicas do procedimento.

Desse modo, a metodologia contou com avaliações nos hospitais do estudo e em visitas nas casas das crianças, feitas por examinadores treinados.  

Assim, a partir dos resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningoceleeste estudo constatou que as crianças que passaram por algum procedimento fetal para correção da Mielomeningocele exigiam menos cirurgias de derivação ventricular ao completar um ano de vida. 

Além disso, também tinham menos herniações do encéfalo posterior. 

Como resultado, após 30 meses, o grupo que passou por Cirurgia Fetal estava mais propenso a andar de forma independente, ou seja, apresentou ótimos resultados em relação às funções motoras.  

Desse modo, as famílias também foram impactadas em relação aos resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele. 

Ou seja, os pais das crianças que passaram pela correção antes do nascimento relataram maiores escores de qualidade de vida e menores escores médios de impactos na família.  

Houtrow AJ (MOMS2)  

Anos depois, em 2020 (Houtrow AJ), um novo estudo, conhecido como MOMS2, as 161 crianças do estudo original foram reavaliadas ao completarem 6 e 10 anos de idade.  

O objetivo foi, portanto, comparar os resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele com o procedimento pós-natal em relação à: 1) comportamento adaptativo da criança; 2) função física e cognitiva; 3) saúde; 4) bem-estar, entre outros tópicos.  

Com isso, constataram que aquelas que passaram por Cirurgia Fetal caminharam de forma independente com mais frequência do que as crianças do grupo de cirurgia tradicional após o nascimento. 

Além disso, o grupo de procedimento fetal teve menos colocações de derivação para Hidrocefalia e menos substituições de derivação. Também pontuaram de forma mais alta na análise das habilidades motoras.

 

Conclusões dos estudos em relação aos resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele

Portanto, como temos visto em vários casos tratados ao redor do mundo, a Cirurgia Fetal apresenta melhores resultados a curto e longo prazo na correção de malformações fetais como a Mielomeningocele

De modo geral, são benefícios para a própria criança que apresenta melhores funções motoras e neuropsíquicas. Além disso, para a família também, garantindo uma vida plena. 

 

Como a nossa equipe de Cirurgia Fetal realiza a correção de Mielomeningocele

Existem duas formas de Cirurgia Fetal para Mielomeningocele: a Céu Aberto e via Fetoscopia.

O estudo MOMS, que comprovou os melhores resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele adotou, em 2003, a Cirurgia Fetal a Céu Aberto.

Desse modo, desde sua publicação em 2011, médicos consideram a cirurgia fetal a céu aberto o padrão-ouro para correção dessa malformação fetal.  

A partir de um diagnóstico, realizado entre a 19ª e 27ª semana de gestação, o acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar. Este acontece antes, durante e depois do procedimento cirúrgico à Céu Aberto. 

A cirurgia consiste em uma incisão na pele da mãe, semelhante à da cesárea. Assim, o útero é exposto e, utilizando um ultrassom, é localizada a região com o defeito na coluna. A partir disso, outra incisão de cerca de 3 a 6 cm é realizada no útero para expor o defeito e corrigi-lo.  

Para saber mais sobre essa malformação fetal e os casos de Cirurgia Fetal para correção da Mielomeningocele realizados pela nossa equipe de Curitiba-PR, acompanhe o nosso Blog

Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a esclarecer qualquer dúvida.