Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98894-6221

Resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele na Infância

Existem duas formas de correção dessa malformação fetal: antes e após o nascimento. Graças aos estudos realizados comparando a cirurgia intrauterina com a cirurgia pós-natal, cientificamente já estão comprovados os resultados superiores da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele

Mielomeningocele atinge principalmente a coluna do feto, expondo as meninges e a medula no líquido amniótico. Entre as consequências, o feto pode apresentar dificuldades de movimentação dos membros inferiores e do controle urinário. Além de acúmulo de líquido no cérebro, chamado de Hidrocefalia.   Saiba mais sobre as pesquisas:

Management of Myelomeningocele Study (MOMS) 

Em 2011, o estudo MOMS analisou e comparou randomicamente os resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele antes e após o nascimento, incluindo questões neuropsicológicas e físicas. A metodologia contou com avaliações nos hospitais do estudo e em visitas nas casas das crianças, feitas por examinadores treinados.  

A partir dos resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningoceleeste estudo constatou que as crianças que passaram por algum procedimento fetal para correção da Mielomeningocele exigiam menos cirurgias de derivação ventricular ao completar um ano de vida. Também tinham menos herniações do encéfalo posterior. 

Com 30 meses, o grupo que passou por Cirurgia Fetal estava mais propenso a andar de forma independente, ou seja, apresentou ótimos resultados em relação às funções motoras.  

Assim, as famílias também foram impactadas em relação aos resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele. Os pais das crianças que passaram pela correção antes do nascimento relataram maiores escores de qualidade de vida e menores escores médios de impactos na família.  

Houtrow AJ (MOMS2)  

Em um novo estudo, feito em 2020 (Houtrow AJ), conhecido como MOMS2, as 161 crianças do estudo original foram reavaliadas ao completarem 6 e 10 anos de idade.  

O objetivo foi comparar os resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele com o procedimento pós-natal em relação à: 1) comportamento adaptativo da criança; 2) função física e cognitiva; 3) saúde; 4) bem-estar, entre outros tópicos.  

Aquelas que passaram por Cirurgia Fetal caminharam de forma independente com mais frequência do que as crianças do grupo de cirurgia tradicional após o nascimento. 

Além disso, o grupo de procedimento fetal teve menos colocações de derivação para Hidrocefalia e menos substituições de derivação. Também pontuaram de forma mais alta na análise das habilidades motoras.

Conclusões dos estudos em relação aos resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele

Assim como temos visto em vários casos tratados ao redor do mundo, a Cirurgia Fetal tem apresentado melhores resultados a curto e longo prazo na correção de malformações fetais como a Mielomeningocele

São benefícios para a própria criança, que consegue apresentar melhores funções motoras e neuropsíquicas. E para a família, garantindo uma vida plena. 

Como a nossa equipe de Cirurgia Fetal realiza a correção de Mielomeningocele

Existem duas formas de Cirurgia Fetal para Mielomeningocele: a Céu Aberto e via Fetoscopia. O estudo MOMS, que comprovou os melhores resultados da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele adotou, em 2003, a Cirurgia Fetal a Céu Aberto. E desde sua publicação em 2011, a cirurgia fetal a céu aberto é considerado o padrão-ouro para correção dessa malformação fetal.  

A partir de um diagnóstico realizado entre a 19ª e 27ª semana de gestação, o acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar, antes, durante e depois do procedimento cirúrgico à Céu Aberto. 

A cirurgia consiste em uma incisão na pele da mãe, semelhante à da cesárea. O útero é exposto e, utilizando um ultrassom, é localizada a região com o defeito na coluna. A partir disso, outra incisão de cerca de 3 a 6 cm é realizada no útero para expor o defeito e corrigi-lo.  

Para saber mais sobre essa malformação fetal e os casos de Cirurgia Fetal para correção da Mielomeningocele realizados pela nossa equipe de Curitiba-PR, acompanhe o nosso Blog

Entre em contato conosco para que possamos te ajudar a esclarecer qualquer dúvida.  

 

Scroll Up
Close Bitnami banner
Bitnami