Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Mielomeningocele: por que a cirurgia fetal vale muito a pena?

Mielomeningocele

A cirurgia fetal de Mielomeningocele traz muitas vantagens para o bebê e sobre isto não há mais dúvidas.

A mielomeningocele é um defeito decorrente do não fechamento da porção mais baixa do tubo neural na vida intrauterina que leva a dano neurológico progressivo, já antes do nascimento.

Mielomeningocele: por que a cirurgia fetal vale muito a pena?

Vantagens e desvantagens da Cirurgia Fetal de Mielomeningocele

As potenciais vantagens e desvantagens da cirurgia fetal de mielomeningocele, quando comparada à correção pós-natal, foram motivo de intermináveis debates.

Neste contexto, as opiniões pessoais de cirurgiões e estudos retrospectivos, realizados a partir de revisão de prontuários, eram as melhores fontes. Então, em termos de ciência, estas são evidências científicas muito fracas.

Com o objetivo de dirimir esta dúvida, realizou-se então um estudo prospectivo chamado Moms Trial. Assim, as gestantes com fetos portadores desta doença que concordaram em participar, foram submetidas a um sorteio para serem alocadas no grupo de correção pré-natal, ou no de pós-natal.

Critérios avaliados pelo Moms Trial

O estudo avaliou diversos critérios relacionados às possíveis sequelas da doença na evolução pós-operatória destas crianças. Entre eles, destacam-se a herniação do neuroeixo pelo forame magno, causando a síndrome de Arnold Chiari tipo II. Por consequência, a hidrocefalia e a necessidade do desvio do líquor dos ventrículos cerebrais para a cavidade peritoneal no abdome pela instalação de uma válvula de derivação, a função neuromotora e mental. Estas avaliações ocorreram quando as crianças apresentavam 12 e 30 meses de vida.

As vantagens do grupo submetido à cirurgia fetal de mielomeningocele foram tão superiores nos quesitos reversibilidade da síndrome de Arnold Chiari tipo II, diminuição da incidência da necessidade de derivação do líquor cerebral e funções mental e neuromotora, inclusive com aumento da chance de caminhar por si só, que o estudo foi interrompido. Isso aconteceu porque é eticamente inviável se indicar a cirurgia pós-natal quando há a possibilidade de se fazer a correção intraútero.

Por este motivo, e atendendo a melhor evidência científica da atualidade, desde a publicação deste estudo, ocorrida em 2011 em uma das mais respeitadas revistas científicas médicas, a “The new England Journal of Medicine”, a indicação da cirurgia fetal de mielomeningocele, não é apenas a opção melhor, mas a mandatória.

Como é feita a Cirurgia Fetal de Mielomeningocele

A Cirurgia Fetal de Mielomeningocele para esta correção é classicamente feita por via aberta. Entretanto, em casos selecionados, pode ser feita por videocirurgia.

Infelizmente, há algumas contraindicações pra a realização do procedimento fetal. Alguns deles são a idade gestacional avançada, gestação gemelar, ou a presença de outras malformações evidentes.

Daí a importância do encaminhamento precoce dos casos suspeitos ou confirmados de mielomeningocele fetal. Só assim, pode ser feita uma avaliação completa. E, caso não haja contraindicações, que se proceda a cirurgia fetal.