Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Cirurgia Fetal: a importância da abordagem multidisciplinar

A multidisciplinaridade é a chave para o bom resultado em cirurgia fetal.

A Cirurgia Fetal moderna nasceu dos esforços do Dr Michael Harrison, cirurgião pediatra na Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) – EUA a partir da década de 1980. Com ele, gerou-se grande parte do conhecimento advindo de estudo experimentais animais, o racional de seu emprego e os diversos casos operados.

A escola europeia, predominantemente constituída de obstetras interessados em ecografia obstétrica e Medicina Fetal, trouxe a contribuição pela utilização da abordagem minimamente invasiva, quer pelo emprego de aparelhos de fetoscopia, quer pelo emprego dos procedimentos guiados por ecografia.

Ambas têm vantagens e desvantagens e, idealmente, deveriam ser reciprocamente complementadas no atendimento da gestante com feto a ser submetido a algum procedimento.

No Brasil, dentre as poucas equipes dedicadas às intervenções fetais, predomina a atuação de obstetras.

Nossa equipe conta com obstetra com especialização em medicina fetal, cirurgião pediatra, uropediatra e anestesiologista. Todos os casos são extensivamente discutidos no pré-operatório o que permite um somatório de expertises de diversas especialidades que contribui para um melhor resultado, aproveitando o que há de melhor nas escolas americana e européia da cirurgia fetal.

Ademais, a nossa característica multidisciplinar nos permite muitas vezes dar continuidade ao tratamento pós-natal e/ou dialogar e interagir diretamente com a equipe que dará seguimento a este tratamento. Isto se reflete em melhores resultados.

Além de tecnicamente proporcionar uma melhor abordagem, a multidisciplinaridade permite um melhor acolhimento da gestante e sua família.

O diagnóstico de problema no feto que necessita de intervenção geralmente é um evento devastador no seio familiar. A gestante vive uma fase de vulnerabilidade emocional e uma equipe que interage em conjunto visando não só os aspectos técnicos, mas também este acolhimento materno contribui para a obtenção do melhor resultado com o menor sofrimento humano.

A equipe multidisciplinar da Cirurgia Fetal, em Curitiba-PR, está totalmente focada no atendimento e suporte integrais da gestante e sua família neste momento delicado. Baseia-se no conceito emergente da aplicação da Slow Medicine que genericamente consiste em uma medicina mais lenta e atenta às necessidades individuais de cada paciente.