Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Três dicas para ajudar no diagnóstico correto da mielomeningocele

mielomeningocele

Mielomeningocele é um dos defeitos no tubo neural mas frequentes. Dessa forma, pode até soar estranho, mas o diagnóstico de mielomeningocele não é tão fácil de ser feito. Ou seja, com certa frequência, essa malformação fetal passa despercebida na ultrassonografia obstétrica.

Além disso, some-se a janela de oportunidade relativamente curta para a correção intra uterina, que deve ser feita até a 26a semana. Tem-se então o resultado desastroso de se desperdiçar a oportunidade da cirurgia fetal, que traz tantos benefícios para esses futuros bebês.

Apesar de saberem da importância do diagnóstico pré-natal da mielomeningocele, a dificuldade ocorre porque médicos ecografistas menos experientes se prendem à busca da visualização direta do defeito na coluna. Esta imagem pode ser tecnicamente bem difícil de ser obtida.

Entretanto, os sinais indiretos na cabeça do feto são mais fáceis de serem detectados. Esses são altamente sugestivos de mielomeningocele. São eles: a dilatação dos ventrículos cerebrais (hidrocefalia), alteração no formato do perímetro da cabeça (sinal do limão*), achatamento e herniação do cerebelo (malformação de Chiari ou Arnod-Chiari).

Sempre que o exame identificar aumento dos ventrículos devemos fazer um exame dirigido. Este serve para identificar defeitos na coluna ou na linha média do cérebro.

*sinal do limão – modificação do formato do perímetro cefálico por alteração dos ossos frontais.

Dicas para o diagnóstico de mielomeningocele correto

Com estas explicações dadas, as três dicas mais valiosas para ajudar no diagnóstico correto da mielomeningocele são:

  1. Realizar um exame ecográfico com um médico experiente com formação em medicina fetal.
  2. Realizar o diagnóstico preferencialmente antes da 22ª semana de idade gestacional. Isso é importante para haver tempo para uma boa avaliação pré-operatória. Não se pode esquecer que a cirurgia idealmente deve ser feita até o final da 26ª semana
  3. Realizar o exame com um médico que tenha um bom contato com uma equipe de cirurgia fetal para discussão e referenciamento do caso.

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber outros artigos como esse!