Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Oclusão Traqueal Fetal para HDC: quando a colocação de Balão Endotraqueal pode ajudar

Balão Endotraqueal e tratamento da Hérnia Diafragmática Congênita

Diagnosticada em aproximadamente 1 em cada 3 mil nascidos vivos, a Hérnia Diafragmática Congênita é um defeito congênito que envolve a malformação do diafragma. Para corrigi-la ainda durante a gravidez, em alguns casos, é possível a colocação de um Balão Endotraqueal durante o procedimento cirúrgico de Oclusão Traqueal Fetal, sendo esta uma opção de tratamento da Hérnia Diafragmática Congênita.

Entretanto, para entender melhor quando a colocação do Balão Endotraqueal pode ajudar, é interessante saber como funciona a HDC.

Essa malformação consiste em um orifício do diafragma, que faz com que os órgãos abdominais subam para o tórax do bebê. Dessa forma, os pulmões são pressionados, impedindo o desenvolvimento adequado dos órgãos respiratórios.

 

Casos graves de HDC

Entre as principais causas de morte por Hérnia Diafragmática Congênita, estão o desenvolvimento de hipoplasia pulmonar e a hipertensão pulmonar.

Enquanto a primeira é um defeito na formação dos pulmões, que torna a área menor e mais leve do que o normal; a segunda é uma condição que faz com que a pressão arterial nos pulmões seja mais alta.

Nos casos de alta gravidade, onde há maior mortalidade, os fetos podem se beneficiar do procedimento intrauterino, realizado por via fetoscópica.

Assim, o procedimento de Oclusão Traqueal Fetal com a colocação de Balão Endotraqueal é o mais indicado para alguns fetos com Hérnia Diafragmática congênita.

 

Quando a colocação do Balão Endotraqueal é indicada?

Antes de qualquer decisão sobre o tratamento da Hérnia Diafragmática Congênita, a primeira condição analisada para sugerir a cirurgia de Oclusão Traqueal Fetal são as chances do bebê sobreviver sem o tratamento intrauterino.

Um exemplo são os casos em que parte do fígado sobe para o tórax, ou quando a relação da área do pulmão pelo perímetro da cabeça não é favorável, por exemplo.

Ou seja, não são todos os casos que recebem a indicação da cirurgia.

O tempo de gestação também impacta na decisão pela realização da cirurgia, normalmente feita entre a 24ª e 28ª semana.

Vale reforçar que a retirada do Balão Endotraqueal ocorre entre a 32ª a 34ª semana de gestação. Isso porque o tratamento prolongado pode levar à diminuição de pneumócitos tipo II  e da produção do surfactante pulmonar.

Essas são condições que impactam no desenvolvimento da doença membrana hialina, um problema respiratório.

Além disso, após o nascimento, assim que o paciente atingir a melhor condição clínica possível, ainda precisará de uma cirurgia definitiva de fechamento do diafragma.


Quais são as vantagens da colocação de Balão Endotraqueal?

A Oclusão Traqueal Fetal só foi realizada em humanos após uma série de testes com conclusões positivas em animais. Nesses testes, foi comprovado que a cirurgia garantiu o desenvolvimento a recuperação dos pneumócitos tipo II e produção do surfactante pulmonar ainda durante o período intrauterino.

Estudos também mostram que a cirurgia permite a retenção de secreção pulmonar, que tem entre as suas funções o crescimento do órgão, a reversão da hipoplasia pulmonar e a normalização da relação pulmão‐cabeça.

Ou seja, a colocação do Balão Endotraqueal permite que os pulmões se expandam, garantindo a sobrevida de aproximadamente 50% dos pacientes.

Já nos casos em casos em que não se realiza o tratamento intrauterino a sobrevida é aproximadamente de 10%.


Conheça casos reais de colocação de Balão Endotraqueal pela equipe da Cirurgia Fetal

Essa é uma das técnicas realizadas pelo nosso time multidisciplinar para correção de malformações fetais, inclusive para tratamento da Hérnia Diafragmática Congênita. Para conhecer uma história de sucesso com esse tratamento, clique aqui.

Convidamos também para acompanhar nossos posts de blog para saber mais sobre o assunto ou clicar aqui caso queira entrar em contato com a nossa equipe.