Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98894-6221

Oclusão Traqueal Fetal para HDC: quando a colocação de Balão Endotraqueal pode ajudar

Balão Endotraqueal

Diagnosticada em aproximadamente 1 em cada 3 mil nascidos vivos, a Hérnia Diagramática Congênita é um defeito congênito que envolve a malformação do diafragma. Para corrigi-la ainda durante a gravidez, em alguns casos, é possível a colocação de um Balão Endotraqueal durante o procedimento cirúrgico de Oclusão Traqueal Fetal.

Para entender melhor quando a colocação do Balão Endotraqueal pode ajudar, é interessante saber como funciona a HDC. Essa malformação consiste em um orifício do diafragma, que faz com que os órgãos abdominais subam para o tórax do bebê, pressionando os pulmões e impedindo o desenvolvimento adequado dos órgãos respiratórios.

Casos graves de HDC

Entre as principais causas de morte por Hérnia Diafragmática Congênita, estudos revelam a hipoplasia pulmonar e a hipertensão pulmonar – sendo a primeira um defeito na formação dos pulmões, tornando a área menor e mais leve do que o normal; e a segunda, uma condição que faz com que a pressão arterial nos pulmões seja mais alta.

Nos casos de alta gravidade, em que a mortalidade é muito alta, os fetos podem se beneficiar do procedimento intrauterino. Ele é feito por via fetoscópica.

Sendo assim, o procedimento de Oclusão Traqueal Fetal com a colocação de Balão Endotraqueal é o mais indicado para alguns fetos com Hérnia Diafragmática congênita. Esse procedimento é realizado pela equipe da Cirurgia Fetal, em Curitiba/PR. Saiba mais sobre esse tratamento neste post de blog!


Quando a colocação do Balão Endotraqueal é indicada?

A primeira condição analisada para sugerir a cirurgia de Oclusão Traqueal Fetal é quando o bebê praticamente não tem chances de sobreviver sem o tratamento intrauterino. Isso normalmente acontece em casos que parte do fígado sobe para o tórax E quando a relação da área do pulmão pelo perímetro da cabeça não é favorável.

O tempo de gestação também impacta na decisão pela realização da cirurgia. Normalmente, elas são feitas entre a 24ª e 28ª semana, mas estudos também comprovam resultados positivos quando realizadas antes desse período.

Vale reforçar que o Balão Endotraqueal deve ser retirado entre a 32ª a 34ª semana de gestação. O tratamento prolongado pode levar à diminuição de pneumócitos tipo II (um tipo de célula encontrada nos alvéolos) e da produção do surfactante pulmonar (líquido com a função de facilitar a troca de gases respiratórios) – condições que impactam no desenvolvimento da doença membrana hialina, um problema respiratório.

Após o nascimento, assim que o paciente atingir a melhor condição clínica possível, ainda precisará de uma cirurgia definitiva de fechamento do diafragma.


Quais são as vantagens da colocação de Balão Endotraqueal?

A Oclusão Traqueal Fetal só foi realizada em humanos após uma série de testes com conclusões positivas em animais. Nesses testes, foi comprovado que a cirurgia garantiu o desenvolvimento a recuperação dos pneumócitos tipo II e produção do surfactante pulmonar ainda durante o período intrauterino.

Estudos também mostram que a cirurgia permite a retenção de secreção pulmonar, que tem entre as suas funções o crescimento do órgão, a reversão da hipoplasia pulmonar e a normalização da relação pulmão‐cabeça.

Em resumo, a colocação do Balão Endotraqueal permite que os pulmões se expandam, garantindo a sobrevida de aproximadamente 50% dos pacientes, versus menos de 10% nos casos em que o tratamento intrauterino não é realizado.


Conheça casos reais de colocação de Balão Endotraqueal pela equipe da Cirurgia Fetal

Essa é uma das técnicas realizadas pelo nosso time multidisciplinar para correção de malformações fetais. Para conhecer uma história de sucesso com esse tratamento, clique aqui.

Também fazemos o convite para acompanhar nossos posts de blog para saber mais sobre o assunto ou clicar aqui caso queira entrar em contato com a nossa equipe.

Scroll Up
Close Bitnami banner
Bitnami