Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Tratamentos intrauterinos para malformações fetais: os ganhos de um atendimento médico acolhedor

Malformações Fetais

A prática da “slow medicine” no tratamento intrauterino de malformações fetais

A Cirurgia Fetal não é uma especialidade médica, mas sim uma área de atuação. Nela, especialistas em Obstetrícia/Medicina Fetal e Cirurgia Pediátrica atuam em circunstâncias ocorridas no pré-natal para resguardar a saúde dos fetos.

Trata-se de uma atuação baseada em alta tecnologia. No entanto, isso dificulta o entendimento da real situação por parte da gestante e sua família. Alie-se a isso as consultas impessoais realizadas por especialistas apressados e está pronta a receita para se adicionar mais angústia à vida de uma gestante que está passando por um grande sofrimento.

A atenção à gestante vai muito além do suporte técnico atualizado. Deve-se praticar um atendimento humanizado, personalizado e multiprofissional para cobrir todas as necessidades das pacientes. Isto definitivamente contribui para um maior acolhimento, menor desgaste emocional e obtenção de melhores resultados.

  • A abordagem multiprofissional integrada

Diversos especialistas compõe a nossa equipe: medicina fetal, obstetrícia, cirurgia pediátrica, uropediatria, neurocirurgia pediátrica e anestesiologia. São diferentes universos, porém perfeitamente integrados com o objetivo único de atingir o melhor resultado possível do tratamento proposto.

  • A continuidade no tratamento pós-natal

As malformações fetais trazem consigo um alto nível de complexidade. Muitas vezes o tratamento pré-natal consiste em viabilizar o feto para um nascimento e continuidade de tratamento pós-natal. Portanto, o atendimento por equipe multidisciplinar é essencial. Não pode ocorrer a descontinuidade entre as terapêuticas pré e pós-natais, deixando a gestante sem suporte, referência e informações necessárias para continuar o indispensável atendimento após o nascimento.

Esse é o diferencial de nossa equipe: contamos com especialistas habilitados a dar seguimento ao tratamento, se esta for a opção da paciente. Assim, evitam-se lacunas que podem trazer prejuízos à saúde, como mielomeningocele, hérnia diafragmática congênita e válvula de uretra posterior, entre outros. A integralidade do tratamento é mais um aspecto positivo do nosso atendimento acolhedor médico e que favorece a obtenção de melhores resultados.