Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Urologia Pediátrica: 5 cuidados importantes para o tratamento da Mielomeningocele

Urologia Pediátrica e tratamento de mielomeningocele

A Mielomeningocele é uma malformação da coluna vertebral que acontece logo nas primeiras semanas de gestação. Já a Urologia Pediátrica é uma das especialidades médicas mais importantes do acompanhamento de crianças portadoras dessa doença. Ou seja, é imprescindível para a conquista de uma qualidade de vida melhor. 

A coluna vertebral envolve um canal por onde passam a medula e os nervos espinhais. Além de serem responsáveis por encaminhar informações do cérebro para o corpo, eles ajudam a controlar movimentos. 

Portanto, quando essas vértebras não se “fecham” completamente, partes do sistema nervoso que deveriam estar protegidas pela coluna, ficam expostas. Essa condição reflete em consequências relacionadas às dificuldades motoras e neurológicas. 

Uma delas é a Bexiga Neurogênica, que pode incluir quadro de incontinência urinária, com dificuldade para segurar a urina, ou mesmo a incapacidade de expelir quantidades suficientes, causando infecções na bexiga por conta do acúmulo de urina. 

Outra condição comum em pacientes com Mielomeningocele, mesmo após intervenções cirúrgicas intrauterinas ou pós-natais, é o Intestino Neurogênico. Nesse caso, os pacientes apresentam dificuldades para controlar os movimentos da região anal, seja pare reter ou produzir fezes. 

Para ambos os casos, existem tratamentos que contribuem para o bem-estar dos pacientes.  Então, listamos aqui cinco cuidados importantes para o tratamento da Mielomeningocele.

 

1. Acompanhamento com especialistas em urologia pediátrica e outras condições

É fundamental que pacientes com Mielomeningocele contem com acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar, desde o diagnóstico, com continuidade por toda a vida. Os primeiros anos de vida são os mais desafiadores.

A malformação na espinha bífida pode apresentar diferentes consequências, então, os tratamentos indicados também variam caso a caso. 

Sendo assim, essa equipe pode envolver: Cirurgia Fetal (em casos de diagnóstico precoce)Urologia Pediátrica, Nefrologia, Neurologia, entre outras especialidades.

 

2. Urologia Pediátrica: realização de cateterismo 

Em caso de Bexiga Neurogênica, para esvaziar a bexiga e intestino dos pacientes, pode ser usada uma sonda, o que chamamos de cateterismo. Esse procedimento pode ser realizado de duas formas, a cada três horas: 

  • Via ureta: por meio de um pequeno tubo pelo canal por onde sai a urina. 
  • Via estoma: por meio de um canal introduzido via cirurgia que conecta a bexiga a um pequeno orifício na barriga. 

Ambos os procedimentos podem ser realizados em casa, mas necessitam de uma série de cuidados importantes para evitar qualquer tipo de complicação. Por isso, é importante que haja o acompanhamento da Urologia Pediátrica desde a decisão por qual formato de cateterismo seguir até a validação do procedimento de forma constante. 

 

3. Lavagem ou Clister Intestinal via Malone ou via retal

Algumas crianças, devido ao intestino neurogênico, necessitam realizar lavagem intestinal. Da mesma forma que o cateterismo é usado para esvaziar a bexiga, essa técnica tem como objetivo esvaziar o cólon, administrando fluidos a partir de uma sonda introduzida pelo reto ou por meio de cirurgia, ligando o intestino até um orifício na altura da barriga. 

Mas, tanto a quantidade de fluidos,  quanto o intervalo entre as lavagens e os cuidados para realização do procedimento também devem ser indicados e acompanhados por um especialista.

 

4. Urologia pediátrica e os cuidados com a alimentação

Pacientes com Mielomeningocele só têm a ganhar com uma alimentação saudável, incluindo alguns cuidados especiais para que possam se desenvolver da melhor forma possível. 

Então, entre as cinco principais refeições diárias, indica-se, por exemplo, consumir alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, para melhor funcionamento do intestino.

Dessa forma, deve-se evitar alimentos gordurosos, como frituras, além de biscoitos industrializados, balas, chocolates e bebidas calóricas, como sucos e refrigerantes.

Além disso, autras orientações, tanto para os pacientes, quanto para os responsáveis por preparar as refeições, podem ser solicitadas aos médicos especialistas em nutrição que estiverem acompanhando o caso.

 

5. Sessões de Fisioterapia

A fisioterapia é importante tanto para estimular o desenvolvimento motor quanto para o melhor funcionamento da bexiga e do intestino.  Dessa forma, é uma das orientações mais importantes para que pacientes com Mielomeningocele possam ter mais qualidade de vida.

Ou seja, além de Cirurgia, Urologia Pediátrica e outras especialidades já citadas por aqui, é fundamental que as crianças e adolescentes com a doença possam realizar sessões de Fisioterapia motora e pélvica. 

Cada paciente pode apresentar um nível de dificuldade motora diferente do outro, portanto, cada caso possui um tratamento personalizado a partir de uma avaliação. 

Conheça os cases de tratamento para Mielomeningocele da Cirurgia Fetal

Com os diagnósticos cada vez mais precoces e tratamento adequado, pacientes com Mielomeningocele têm grandes chances de viver de forma plena e saudável.

Clique aqui e conheça algumas histórias de pacientes que passaram pela Cirurgia Fetal, com resultados surpreendentes.