Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

Caso de cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina com resultados surpreendentes

cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina

Mesmo quem conhece casos bem sucedidos sabe que passar por uma Cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina é uma experiência complexa. Já está comprovado cientificamente que os resultados com a cirurgia fetal são superiores à cirurgia pós-natal. No entanto, obviamente, os resultados podem variar, a depender das muitas questões envolvidas em cada caso.  

A Mielomeningocele é uma malformação fetal que, normalmente, acontece no começo da gravidez, quando os ossos da coluna estão se formando. Na Mielomeningocele a porção mais baixa do tubo neural não fecha, fazendo com que o final da medula e as meninges fiquem expostas e presas à pele.

Os bebês que nascem com Mielo podem ter problemas como acúmulo de líquido no cérebro – conhecido como hidrocefalia –, complicações cerebrais, urinárias, e motoras, chegando até a paralisia. 

A boa notícia é que se diagnosticado cedo, os pacientes (mãe e bebê) podem ter a oportunidade de fazer a Cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina.

Entretanto, ela só pode ser indicada até a 27ª semana de gestação. Depois disso, há indícios de que o procedimento traz poucos benefícios. 

Contudo, hoje contaremos uma história de dois pacientes (mãe e bebê), motivo de muita alegria para a nossa equipe. Acompanhe:

 

Do diagnóstico à decisão de passar por uma Cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina

Na 17ª semana, enquanto a paciente fazia uma das suas ecografias mensais de rotina, a médica que a atendia questionou se a família já tinha ouvido falar sobre Mielomeningocele. Isso porque ela já havia percebido um problema na coluna do feto. 

Por trabalhar na área da saúde, a gestante já havia tido contato com a doença, mas apenas com pacientes portadores de sequelas importantes. Assim, o questionamento gerou bastante preocupação. 

A médica explicou todos os detalhes sobre a malformação. Falou, sim, sobre as sequelas já conhecidas, e outras possíveis consequências, mas também citou a possibilidade de Cirurgia intra-uterina para Mielomeningocele.

Então, ela encaminhou os pacientes para a nossa equipe, que confirmou o diagnóstico, já que era possível perceber nitidamente os impactos no cerebelo, que já causavam hidrocefalia avançada. 

A partir da confirmação, a gestante marcou novas consultas com seu obstetra e ginecologista da família para saber mais informações, mas nenhum dos dois conhecia o tratamento fetal. 

Depois de uma nova consulta com a nossa equipe a paciente, confiante, decidiu por realizar a cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina. A essa altura, o bebê estava quase completando a 20ª semana. 

Processos judiciais para a Cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina

Um dos grandes desafios da Cirurgia Fetal é que ela ainda não consta no rol de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos Planos de Saúde. 

Por isso, na maioria das vezes em que são necessários procedimentos cirúrgicos para tratar doenças fetais, há processos judiciais para pleitear a cobertura dos custos.

Também foi o caso dessa nossa paciente, que precisou acionar juridicamente o seu Plano de Saúde. Ao mesmo tempo, iniciou o pré natal pelo SUS.

Além disso, a gestante havia acabado de mudar a carência de seu Plano de Saúde e não tinha certeza se conseguiria a aprovação.

 

O começo de uma grande mudança na vida dessa família

Era dia 12 de outubro quando a liminar saiu e, no mesmo instante, o médico responsável marcou o procedimento. 

Então a mudança na vida dessa família já tinha local e data para começar: Hospital Nossa Senhora das Graças, 16 de outubro, data em que a paciente completava 24 semanas de gestação. 

A paciente entrou na sala de cirurgia tranquila, confiante de que tudo daria certo. E deu. O procedimento durou quase seis horas, mas foi um sucesso, sem nenhuma intercorrência. 

Ela e o bebê estavam ótimos, tão bem que ficaram apenas um dia na UTI. Quatro dias depois, foi feita a primeira ecografia, já com a cicatriz da cirurgia bem recuperada.

 

Acompanhamento pós-cirúrgico e a hora tão esperada

Após a cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina, foram necessários exames de ecografias semanais. Após a 26ª semanas, elas passaram a ser feitas a cada 15 dias. 

O bebê se movimentava bem e o exame mostrava a evolução conquistada pela cirurgia, já que o cerebelo havia diminuído.  

Até que chegou a hora tão esperada: com 29 semanas e já com a bolsa rompida, a paciente foi para o hospital com contrações. 

No dia seguinte, o bebê nasceu com 1.801 kg – peso adequado para a idade. 

Chorava muito, não precisou ser entubado, mas permaneceu na UTI por 15 dias até ganhar mais peso. Era véspera do Natal quando receberam alta, e puderam comemorar juntos em casa.

 

Resultados que surpreendem a cada dia

Os primeiros dias em casa foram tranquilos, apesar da dificuldade na amamentação. A mãe variava entre a mamadeira e logo nas primeiras semanas o bebê já começou a ganhar peso. 

Desde as primeiras semanas, os exames mostravam tudo normal com o bebê, mal dava para acreditar que ele havia tido Mielomeningocele. 

As funções motora e cognitiva sempre funcionaram muito bem. Hoje, com 2 anos e 7 meses, já pediu até para tirar a fralda e usar o penico sozinho, comprovando uma ótima função urinária também.

O resultado: uma perspectiva de vida saudável! Os benefícios da cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina podem persistir até a idade escolar, apontam os estudos.

 

Quer conhecer outros casos de sucesso da Cirurgia Fetal?

Contamos a história de alegria e sucesso de uma gestante e um bebê que passaram pela  Cirurgia de Mielomeningocele intra-uterina. Para conhecer outros casos, basta acessar o nosso blog e se cadastrar na nossa newsletter. Dessa forma, você pode receber artigos e novidades gratuitamente, direto no seu e-mail. 

Caso tenha alguma dúvida, clique aqui para entrar em contato com os nossos especialistas.