Salvando Vidas Antes do Nascimento: saiba mais sobre o 1º episódio da série Cirurgiões Inovadores na Netflix

Como o bebê cresce dentro da mãe? Como as coisas dão errado? Há algo que possa ser feito para intervir? Essas foram algumas das milhões de perguntas que surgiram na cabeça do Dr. Kypros Nicolaides na primeira vez em que ele pôde ver a vida antes do nascimento. Kypros é Médico e Cirurgião Fetal, reconhecido como um dos pioneiros da medicina fetal – e um pouco da sua história foi contada no primeiro episódio do lançamento Cirurgiões Inovadores na Netflix. 

Seu pai, também médico, o levava semanalmente para as aldeias em que atendia pacientes. Desde pequeno, Kypros teve a oportunidade de vivenciar boas e más notícias relacionadas às complicações da saúde humana.  

Mas foi anos mais tarde, pela influencia de um professor que ensinava sobre o ultrassom, que decidiu se tornar um Médico Fetal. Mais do que isso, decidiu que dedicaria a sua vida a entender como salvar a vida de bebês em situações em que eles provavelmente morreriam.  

A série Cirurgiões Inovadores na Netflix é um documentário de quatro episódios que conta a história de diferentes cirurgiões renomados em suas áreas, suas trajetórias e alguns casos atendidos durante os seus anos de trabalho. O primeiro episódio trata sobre quatro famílias com diferentes situações de complicações durante a gravidez, atendidas pela equipe de Kypros Nicolaides 

Síndrome da Transfusão Feto-Fetal  

A segunda família apresentada representa talvez a mais importante contribuição desse médico fetal – o impulso para a criação da técnica de Ablação Fetoscópica à Laser para corrigir a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal – uma inovação que transformou a medicina fetal.  

Essa malformação acontece em gestações gemelares quando os dois fetos compartilham a mesma placenta e há passagem de sangue entre eles, causando risco de vida em ambos. Antes deste procedimento, a porcentagem de falecimento de um dos fetos era de 90% – depois, os 90% se transformaram em chance de vida de pelo menos um dos gêmeos.  

Neste procedimento, o cirurgião insere um laser por meio do fetoscópio, que navega pela placenta até encontrar os vasos sanguíneos responsáveis pela transfusão do sangue entre os gêmeos, e bloqueia então esses vasos com o laser.  

Outras duas gestantes que aparecem na série Cirurgiões Inovadores na Netflix também apresentaram casos de Síndrome da Transfusão Feto-Fetal na gravidez.  

Malformação Fetal Hérnia Diafragmática Congênita 

Uma outra doença fetal apresentada neste episódio é a Hérnia Diafragmática Congênita, quando há um defeito no diafragma do feto, que faz com que as vísceras abdominais sejam levadas para o tórax, impedindo o desenvolvimento dos pulmões.  

Para corrigir essa malformação fetal, um dos procedimentos indicados (e realizado pelo Dr. Kypros na série) é a Colocação de Balão Endotraqueal – Oclusão Traqueal Fetal.  

Sensibilidade, emoção e profissionalismo 

Em todos os casos contados é possível perceber a conexão especial que o Dr. Kypros estabelece com os seus pacientes, e que certamente fez e segue fazendo a diferença em momentos tão impactantes e assustadores quanto a descoberta de uma doença no bebê ainda durante a gravidez.  

A série mostra como Kypros faz questão de explicar todos os detalhes das malformações para os pais (e como consequência, para os telespectadores da série), além de explanar sobre as condições de cada um dos fetos, mostrando as possíveis consequências da realização ou não dos procedimentos cirúrgicos, deixando-os confortáveis para tomarem a melhor decisão para o bebê em questão e para a família.  

Nem mesmo os grandes gênios e heróis estão livres de certas doenças 

Apesar de sempre acreditar ser imortal, principalmente por vivenciar e atuar diretamente entre situações de vida e morte, Dr. Kypros foi surpreendido por um câncer no sangue. E engana-se quem acha que a doença o abalou de alguma forma. Pelo contrário, sabendo o quanto seu trabalho é importante para famílias de todo o mundo, Kypros transformou a dor em combustível para seguir criando e inovando na área de medicina fetal.  

A série é uma ótima alternativa para quem quer saber mais sobre as malformações fetais e procedimentos que salvam vidas antes mesmo do nascimento. E se quiser conhecer mais alguns cases, acesse o blog da Cirurgia Fetal! 

Scroll Up
Close Bitnami banner
Bitnami