Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
page
post
Entre em contato pelo Telefone(41) 2626-1106 Entre em contato pelo WhatsApp(41) 98787-7369

3 dicas para encontrar informações sobre Cirurgia Fetal confiáveis

A Cirurgia Fetal é um dos mais promissores campos de atuação da Medicina. Surgiu a partir de diferentes estudos realizados em animais de experimentação bem como de observação de pacientes durante o pré-natal. E, atualmente, possibilita o tratamento de várias malformações que afetam os fetos. Mas por ser uma atuação relativamente nova, nem sempre é fácil encontrar informações sobre Cirurgia Fetal confiáveis, especialmente na internet.  

Ainda que já seja uma realidade, com dados de sucessos expressivos e comprovados, a Cirurgia Fetal ainda não está acessível para todas as famílias. No Brasil, apenas poucos centros especializados já disponibilizam os tratamentos fetais. E assim, as informações disponibilizadas ainda são escassas e, muitas vezes, superficiais.

Hoje, os médicos responsáveis pelo acompanhamento pré natal, assim como as famílias que recebem um diagnóstico de doença fetal, tendem a recorrer especialmente à Internet. Por isso, a nossa equipe está trabalhando para disponibilizar informações relevantes, assim como estudos de casos reais de tratamentos fetais bem sucedidos. 

Da mesma forma, achamos interessante trazer hoje um pouco das nossas referências, com 3 dicas para encontrar informações sobre Cirurgia Fetal confiáveis. Veja baixo:


Dica 1: The Children’s Hospital of Philadelphia

A instituição possui um Centro de Pesquisa Fetal que é referência mundial no desenvolvimento de tratamentos intrauterinos. Várias publicações podem ser encontradas no site, que disponibiliza uma extensa lista de artigos sobre temas como:

  •         Complicações na gravidez gemelar: informações sobre gestações gemelares monocoriônicas (com uma placenta apenas) complicadas, incluindo sequência de perfusão arterial reversa em gemelar (TRAP), síndrome de transfusão feto fetal, restrição de crescimento de crescimento fetal e gêmeos siameses; 
  •         Espinha bífida: diferentes artigos e os benefícios do reparo pré-natal da espinha bífida;
  •         Hérnia diafragmática congênita: diferentes artigos e informações sobre o tratamento desse complexo defeito congênito;
  •         Doenças cardíacas congênitas: diferentes artigos e informações sobre o diagnóstico e tratamento de defeitos cardíacos antes do nascimento;
  •         Hiperinsulinismo congênito: diferentes artigos e avanços cirúrgicos nessa condição, considerada a causa mais frequente de hipoglicemia grave, persistente em recém-nascidos e crianças;
  •         Terapia gênica fetal: diferentes artigos sobre diagnóstico e tratamento, baseado na introdução de genes sadios com uso de técnicas de DNA recombinante, possibilitando, por exemplo, o tratamento de doenças genéticas como a Síndrome de Angelman, que causa deficiência de desenvolvimento e sintomas relacionados às funções neurológicas.
  •         Malformações urogenitais: publicações sobre intervenção fetal para uropatia obstrutiva e obstrução urinária fetal.
  •         Lesões pulmonares fetais: publicações e informações sobre lesões pulmonares e malformações das vias aéreas fetais.
  •         Tumor fetal: pesquisas sobre diagnóstico e tratamento de tumores fetais.

Além desses temas, é possível encontrar informações sobre Cirurgia Fetal confiáveis sobre técnicas cirúrgicas importantes, como a fetoscopia. Também sobre a Medicina Fetal, de modo geral, e uma diversidade de outros temas ligados a ela. 

O site também disponibiliza estudos de caso, com histórias de sucesso de pacientes (mães e crianças) que receberam tratamentos intrauterinos.

 

Dica 2:  UCSF center for Fetal Treatment

O Centro de Tratamento Fetal da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) foi a primeira instituição a desenvolver técnicas de Cirurgia Fetal no mundo. A primeira cirurgia fetal foi realizada há 25 anos e, de lá para cá, muitos avanços foram conquistados. O Centro também se dedica à pesquisa, inovação e aplicação de novas tecnologias.

A progressão das pesquisas experimentais em animais para a prática clínica tem sido uma característica constante da abordagem do Centro. Fundado por Michael Harrison, cirurgião pediátrico e considerado o pai da Cirurgia Fetal moderna, hoje, ele é alimentado por jovens cientistas e médicos brilhantes, de diferentes áreas complementares, atraídos pelos desafios do desenvolvimento do campo das intervenções fetais. 

Uma visão geral do desenvolvimento do centro da UCSF e da própria cirurgia fetal, contado pelo próprio Dr Harrison, está disponibilizado em um artigo publicadoem 2004, que pode ser acessado aqui.

No site do UCFS é possível encontrar referências sobre todas as condições que podem afetar os fetos, assim como os tratamentos disponíveis para cada uma elas. Também publicações sobre as novas pesquisas, em desenvolvimento. Desde as experimentais, realizadas em modelos animais, até às clínicas, já aplicadas em pacientes humanos.

Além de disponibilizar dados sobre os principais tipos de doenças fetais passíveis de tratamento intrauterino, também fornece outras informações sobre Cirurgia Fetal confiáveis, como os cuidados necessários antes e após a realização dos procedimentos. 

 

Dica 3: The Unborn Patient: Prenatal Diagnosis and Treatment”

Um livro de extrema importância para o desenvolvimento da Medicina Fetal, que já está em sua terceira edição, cada uma delas com uma abordagem diferente. As principais autoridades de todo o mundo expõem estratégias de abordagens para as várias dezenas de doenças fetais que agora podem ser detectadas, e tratadas, ainda no útero. 

A primeira edição, foi lançada em 1984, e conta com as colaborações de 64 especialistas. É uma referência clínica multidisciplinar para cirurgiões pediátricos, obstetras e perinatologistas, trazendo orientações fundamentais para intervenções cirúrgicas intrauterinas. Uma cobertura abrangente de todo o espectro de técnicas de diagnóstico pré-natal e opções terapêuticas. 

A segunda edição, lançada em 1991, é mais abrangente. O volume é dividido em quatro partes. A primeira, “O feto como paciente”, inclui uma valiosa visão geral deste campo, além de capítulos sobre considerações éticas, legais e econômicas. As três outras partes, “Diagnóstico fetal”, “Tratamento fetal” e “Doenças fetais e seu manejo” contêm capítulos semelhantes aos encontrados em vários textos atuais. 

Já na terceira edição, lançada em 2001, cada doença é abordada em seu próprio capítulo, oferecendo todas as novas e empolgantes opções no tratamento pré-natal e pós-natal. A cobertura inclui informações atualizadas sobre fisiopatologia e os aspectos técnicos do tratamento. 

Se você está em busca de informações sobre Cirurgia Fetal confiáveis, esta trilogia certamente é uma ótima fonte.

 

Mais informações sobre Cirurgia Fetal confiáveis

Além de disponibilizar informações sobre todos os tipos de malformações fetais que podem ser tratadas ainda durante o desenvolvimento, assim como os procedimento mais indicados em cada caso, nosso Blog segue a todo vapor.

A cada semana, a Cirurgia Fetal traz um novo conteúdo sobre diagnósticos, tratamentos e casos reais solucionados por nossa equipe em Curitiba.

Todos os conteúdos são pautados e revisados pelos médicos especialistas. Assim, as informações disponibilizadas também são uma referência confiável sobre o panorama atual da Cirurgia Fetal no Brasil.

Para recebê-los direto no seu e-mail, basta se cadastrar por meio do formulário que está disponível no rodapé do site. Até a próxima!