Derivação Tóraco-Amniótica

Em quais doenças é indicada:

A Derivação Tóraco-Amniótica é indicada nos casos de derrame pleural fetal e malformação adenomatóide cística do tipo macrocística, onde grande quantidade de líquido livre, ou em grandes cistos, ocupam espaço no tórax, desviando o mediastino – que é a porção central que contém o coração.

Este deslocamento provocado pelo líquido tende a gerar alterações da função cardíaca e o feto pode começar a apresentar um inchaço (edema) generalizado, que é conhecido como hidropsia fetal, sendo indicador de estágio grave e avançado da doença.

Uma vez realizado o procedimento de Derivação Tóraco-Amniótica, o líquido torácico é continuamente drenado para a cavidade amniótica, com correção do desvio do mediastino e, consequentemente da função cardíaca e da hidropsia fetal.  

Alguns casos de malformação adenomatóide cística apresentam apenas cistos muito pequenos, e não é beneficiada por este procedimento, sendo objeto de outro tratamento.

Como é realizada:

O procedimento de Derivação Tóraco-Amniótica é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia local (ou peridural) e sedação na gestante e anestesia geral do feto.

Realiza-se uma punção da pele do abdome materno por onde são introduzidos o guia e o cateter de derivação – que nada mais são do que um pequeno tubo aberto nas extremidades.

Por visualização e controle por ecografia em tempo real, penetra-se na cavidade torácica fetal do lado acometido. O cateter é deixado com uma extremidade dentro do tórax fetal livre, no caso de derrame pleural. Ou no interior do cisto dominante, em caso de malformação adenomatóide cística do tipo macrocística.

A outra extremidade é posicionada na cavidade amniótica, provendo uma via de escoamento para fora da caixa torácica. Uma vez retirado o guia de introdução do cateter, este tende a enovelar-se em suas extremidades, dificultando o deslocamento da posição originalmente deixada.

A cirurgia de Derivação Tóraco-Amniótica dispensa incisões e o trauma cirúrgico é mínimo. A mãe geralmente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

Scroll Up